quinta-feira, 28 de março de 2024

Transformando um sobretudo num casaqueto

Há algumas semanas voltei a participar num dos minicursos de modelagem e costura da Maximus com a professora Marlene Mukai, estava interessada em fazer o casaqueto. Mais uma vez o molde não ficou bem, não faço ideia de onde errei mas desta vez nem fiquei muito chateada, isto porque depois dos fiascos anteriores (veja-se a saga dos calções e da blusa) estava quase certa de que a modelagem não é para mim e agora já tenho a certeza.

Como desta vez disponibilizaram também os moldes como forma de divulgação da assinatura de moldes decidi baixar o molde, estava um pouco na dúvida por ter que andar a colar as folhas mas a verdade é que não é difícil, montei o molde e copiei o meu tamanho, não o cheguei a usar porque não tive tempo de ir comprar o tecido.

No fim de semana estive a dar a volta ao guarda roupa e encontrei uma serie de casacos que não uso há vários anos e ainda uns que me tinham dado para usar nas minhas costuras criativas. Entre eles estava um sobretudo creme com capuz e com recortes e ao olhar para ele achei que poderia fazer dali um casaqueto.

Antes
 
Depois

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois

Antes
 


Ora digam lá se não está parecido com o que foi feito no minicurso. Inicialmente pensei em fazer uma costura decorativa à volta da abertura, mas como o tecido é bastante grosso não ficou bem e desisti da idéia.

Comecei por descoser o forro para ter acesso às costuras, como queria manter os bolsos não pude simplesmente cortar o casaco na altura pretendida, mas como o casaco tinha a costura horizontal optei por abri-la ficando assim com duas peças. 

Na parte de baixo cortei uma tira acima e e outra abaixo do bolso de maneira a que o somatório da altura de ambas as partes ficasse da medida que escolhi.

Como os bolsos estavam descosidos por serem pouco profundos, decidi aumentá-los, usei uma faixa de tecido e cozi de forma que as bordas do tecido ficassem embutidas para evitar que se descosessem com o uso.

Para juntar a parte de cima com a de baixo era necessário alinhar as costuras dos recortes, e como retirei uma faixa do meio foi necessário encurtar dois dos painéis. Neste passo descobri que deveria ter começado pelo centro no local onde as costuras tinham que ficar alinhada e cozer em direcção à ponta para evitar que as costuras ficassem desalinhadas, no vídeo vê-se que há um desencontro das costuras de milímetros, mas por ser tão pouco não me importei.

Voltei a coser o casaco e experimentei, a altura estava boa, mas as mangas estavam compridas e não gostei da gola. Descosi então o decote para retirar a gola e depois de experimentar decidi retirar uns centímetros porque o decote sobrepunha-se um pouco.  Depois do decote alterado voltei a unir o forro com o exterior na zona da gola.

Passei às mangas que estavam um pouco compridas, mas além disso uma delas tinha uma mancha, a solução foi descoser a parte final da manga, e cortar o tecido de sobra de maneira a retirar a zona manchada e voltei a unir as peças.

Estava na hora de unir o forro com o exterior da manga, esta foi a parte que achei mais difícil, por mais voltas que desse não consegui perceber como fazer para que ficasse com um acabamento igual ao original, em desespero de causa acabei por dobrar a ponta do forro e encaixar a manga no meio da dobra, passado uma costura, não ficou bonito mas nesta altura já só queria acabar. Além disso depois fiz-lhe uma dobra, passei a ferro e passei uma costura para segurar, até nem ficou tão mal como pensei inicialmente.

Para fazer a bainha da barra tentei fazer como mostrado no minicurso mas não consegui, penso que porque o meu casaco tinha forro, acabei por cozer a parte do revel à mão. Para unir o forro ao exterior cozi pelo interior deixando uma abertura para desvirar que depois fechei com uma costura à mão.

No final coloquei um colchete no interior para ter a opção de o fechar se quiser.

No geral acho que ficou bastante bom, já o usei e passou no teste. Vou certamente alterar mais alguns dos casacos que tenho e que não uso. Mas os próximos tempos serão dedicados às calças, já que tenho várias a precisar de ajustes e também não tenho experiência com esse tipo de arranjo. 

Para terminar, acho que este projecto foi muito bom, não só pelo resultado final que foi uma peça que vou usar, mas porque me permitiu ver como era construido o casaco, não fazia a mais pequena ideia de quais os passos, é provável que se tivesse feito um casaco de raiz teria demorado menos tempo, mas acho que o tempo despendido valeu a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário