sábado, 22 de outubro de 2022

Forrar caixas de cartão com tampa com papel de parede

Seguindo o último post, é altura de mostrar como transformar uma caixa de sapatos numa caixa de armazenamento decorativa, um projecto fácil que pode ser feito não apenas com papel de parede, mas com outros materiais e que pode usar para fazer caixas para prendas, desta forma a caixa é mais do que o embrulho é também um presente em si.

 

 

A forma que mais gosto de forrar as caixas é desenhar a caixa no centro do papel e recortar, esta maneira funciona muito bem para caixas pequenas a médias.

Este é o padrão de desenho que uso para a caixa e para a tampa, o padrão pode ser adaptado às medidas de qualquer caixa desde que o somatório seguinte seja inferior à largura do papel a utilizar.

Desenho da caixa
Desenho da tampa
 

 

 

 

 

 

 

 

Tampa: margem x 2 + altura da tampa x 4 + largura da tampa

Caixa: margem x 2 + altura da caixa x 2 + largura do fundo da caixa

A margem é ao gosto mas não recomendo menos de 2 cm porque ao ser muito pequena descola com facilidade, costumo usar 3 cm mas nalguns casos em que o papel é mesmo à justa já tive que reduzir.

Para ajudar a compreender fica um exemplo, uma caixa com tampa com as seguintes medidas aproximadas: 20 cm de largura, 25 cm de comprimento e 10 cm de altura, a tampa tem 2 cm de altura, para saber a largura de papel necessária o cálculo a fazer é este:

caixa: 3 x 2 + 10 x 2 + 20 = 46 cm

tampa:  3 x 2 + 2 x 4 + 20 = 34 cm

Ou seja, no mínimo é necessário um papel com uma largura de 34 cm para a tampa e 46 cm para a caixa, por norma os rolos de papel de parede têm 53 cm pelo que esta caixa poderia ser forrada com papel de parede usando este método.

Aqui estão dois vídeos da transformação de caixas de sapatos em caixas decorativas para serem colocada na estante que fiz há algumas semanas.



Neste caso não forrei o interior porque achei que não era necessário, mas pode ser forrado também com papel de parede ou com papel autocolante, prefiro usar este último porque assim posso limpar o interior com um pano húmido. Aqui fica um exemplo de quatro caixas todas com interiores diferentes. Em cima à esquerda, papel autocolante, à direita papel de embrulho, em baixo à direita papel autocolante.
Para decidir se forro o interior da caixa tenho em conta várias situações como:
a) Qual foi o uso original da caixa;
b) Se a caixa está limpa;
c) Qual o uso que vou dar à caixa;
d) Se vai ser preciso limpá-la com regularidade;
e) Se o interior vai ficar visível;
f) Se o interior está em boas condições / se não “fere” a vista.

 

Neste segundo vídeo não era possível utilizar o método anterior porque a soma dos lados era superior à largura do papel, por isso forrei só a tampa com o método anterior ligeiramente modificado e a caixa forrei conforme explicado aqui. O papel foi mesmo à conta para forrar as caixas, ainda tive que fazer umas emendas no interior e no fundo.

 


 

Para quem queira por esta ideia em prática

Antes de aplicar a cola faça um "teste a seco" coloque a caixa sobre o desenho e verifique se está tudo bem ou se é necessário cortar ou aparar um pouco mais.

Aplique a cola no papel de parede, isso permite que o papel a absorva e fique maleável para que possa dobrá-lo facilmente, não aplique na caixa, o papelão absorve a cola e ficará muito mole e o papel continuará muito rígido para dobrar, levando a ter que aplicar mais cola no papel, ou seja, adicionar mais humidade ao papelão já encharcado.

Aplique cola em todo o papel, isso permite que o papel comece a absorver e fique maleável, depois de aplicar o papel na caixa e fazer as primeiras dobras, se sentir que o papel está duro ou já absorveu a cola, aplique mais cola na secção em que está a trabalhar, não tenha medo de adicionar cola.

Estique o papel e alise-o para retirar rugas ou bolhas de cola, limpe o excesso de cola com um pano húmido.

Ao fazer os cantos dobrados certifique-se de que tudo dobra e encaixa bem, pode ser preciso aparar o papel, lembre-se que esteve a esticar o papel e se ele tiver alguma folga pode não servir como no teste que fez.

Quando acabar deixe secar bem, pode colocar um peso na zona das margens, ou usar molas de roupa, mas verifique se eles não são muito fortes para não deixar marca, lembre-se que o papelão está molhado e pode deformar facilmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário