sexta-feira, 6 de outubro de 2023

A saga dos calções

Há já algum tempo que quero experimentar a fazer roupa para mim, e naturalmente decidi começar com uma das peças mais difíceis, umas calças. O objectivo era fazer umas calças de pijama, desta forma mesmo que não ficassem muito bem poderia usar na mesma.

Como sempre que quero aprender algo novo fui procurar tutoriais e encontrei vários cada um com uma forma de fazer. Optei por fazer primeiro um molde base de calças porque assim ficava já com a base para depois adaptar para vários tipos de calças e calções.

Assim, fiz o molde base de calças e a partir dele uma peça piloto usando um lençol velho, fiz tudo como se fosse a peça definitiva, e no final quando fui vestir não gostei do resultado, já nem me lembro qual era o problema porque foi há vários meses. Decidi então reduzir o molde para uns calções até ao joelho para facilitar e poupar tecido, se conseguisse fazer o molde depois bastava usá-lo para fazer um de calças.

Fiz um novo molde e uma nova peça piloto, detectei um problema e tentei corrigir, não consegui, fiz outro molde e nova peça piloto e assim por diante, ou ficavam apertados, ou sobrava tecido na perna, ou metiam-se no rabo, ou formava bigode na frente, ou ficavam pequenos e assim por diante até que já não tinha tecido (rosa claro). Estava quase a desistir, mas decidi fazer uma pausa e tentar novamente passado algum tempo.

Vários meses depois decidi voltar a tentar, comecei do zero, e começou a saga novamente, o primeiro molde ficou quase bom o problema foi passar do quase ao bom, correu melhor do que na primeira vez mas ainda assim tive que fazer vários, as peças desta segunda tentativa são os rosa mais escuro.

Mais uma vez quando estava pronta para desistir, era a última tentativa, consegui um molde e uma peça piloto que me satisfez. Acabei com sete peças piloto (seis calções e umas calças) fora as que fiz, desmanchei e aproveitei o tecido para fazer outras, perdi a conta ao número de peças que fiz. 

 

 

 

 

 

 

Agora que já tinha o molde base decidi fazer uns calções de pijama com elástico, usei o molde base e adaptei-o. Desta vez não fiz peça piloto, mas quando os provei achei que tinha excesso de tecido na perna por isso alterei o molde, desmanchei e voltei a fazer. 

Os calções ficaram bons no sentido em que ficaram bem acabados, mas não gostei do resultado, acho que tem tecido a mais, mas não consegui ver como corrigir sem que fiquem apertados ao vestir.

 

 



 

Respondendo à pergunta «Valeu a pena o trabalho?» Sim e não, sim porque tentei algo novo, fiz o corte e montagem e ficou tudo alinhado, treinei a costura na overlock e testei um ponto decorativo na bainha, por isso não foi tempo desperdiçado. Não, porque o resultado final não me satisfez, por isso vou continuar a comprar calças e calções.

Quero tentar fazer uma blusa e um vestido, penso que serão mais fáceis de fazer, veremos quando será, para já preciso de uma pausa porque já não posso ver moldes.

Deixo o vídeo com  resultado final e as várias peças piloto que fiz até chegar lá. É um exemplo da vida real porque como já disse anteriormente acho importante mostrar também os erros e problemas porque a vida real não é um vídeo onde tudo corre bem e os erros são editados. 

Sem comentários:

Enviar um comentário