Hoje partilho a minha receita base de bolachas, é uma receita simples com poucos ingredientes e que pode ser usada para fazer bolachas de vários sabores, se a isso juntarmos a possibilidade de usar diferentes decorações, recheios e coberturas temos uma grade variedade de bolachas a partir da mesma receita.
A lata da esquerda tem dezassete tipos de bolachas diferentes, feitas a partir de duas receitas base divididas em dois sabores cada, ou seja com uma única receita fiz quatro massas com sabores diferentes a partir das quais fiz dezassete variedades de bolachas.
Note que não sou pasteleira e esta é a minha forma de fazer que poderá ser diferente do que está habituada, nesse caso sinta-se à vontade para alterar a receita e fazer ao seu gosto. O resultado final poderá ser diferente mas será pelo menos ao seu gosto e isso é o mais importante.
Receita Base:
1 ovo
200 g açúcar branco (pode substituir por outro tipo de açúcar)
200 g de margarina (pode ser substituída por manteiga ou outro tipo de gordura sólida)
500 g de farinha de trigo sem fermento
1 c. (chá) de fermento em pó
Aromas a gosto.
A massa pode ser aromatizada com diversos ingredientes, é isso que a faz versátil, por exemplo:
- 1 c. (sopa) extracto de baunilha;
- 2 c. (sopa) canela;
- 2 c. (sopa) erva doce moída;
- 4 c. (sopa) de cacau em pó dissolvida em 3 a 4 c. (sopa) de água quente;
- sumo e raspa de limão (requer a adição de mais farinha);
- café expresso (requer a adição de mais farinha);
- 100 g de coco ralado;
- 100 a 200 g de amêndoa ou outro fruto seco moído ou ralado.
Para os dois últimos ingredientes reduza a quantidade de farinha na proporção do aroma adicionado. Adicione a farinha aos poucos verificando a consistência da massa e ajustando a quantidade de farinha se necessário, uma vez que estes ingredientes libertam óleos que irão afectar a consistência da massa.
Como fazer
Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme, junte o ovo e os aromas líquidos e bata.
Misture a farinha peneirada com o fermento e os aromas em pó.
Adicione gradualmente ao creme de manteiga até estar bem incorporado, evite bater demasiado, caso contrário as bolachas poderão ficar duras.
Se necessário ajuste a quantidade de farinha, há vários
factores que podem afectar a consistência da massa, como o tamanho do ovo, o
aroma adicionado, a época do ano e do nível de humidade no ar, em regra no
inverno ou em climas húmidos será necessária mais farinha.
Estenda a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha (ou entre duas folhas de papel vegetal) até que fique com cerca de 5 mm de espessura.
Transfira a massa para um tabuleiro de forno e leve ao frigorífico (no mínimo 45 minutos). Quanto mais fria a massa estiver mais fácil é fazer e transferir as bolachas para o tabuleiro sem que estas se deformem. Eu costumo deixar a massa descansar umas 2 horas antes de fazer as bolachas.
Retire a massa do frigorífico e corte bolachas usando um corta bolachas, uma faca, um copo ou qualquer outro utensílio que tenha um formato do seu agrado.
A minha caixa de bolachas. |
Depois de frias guarde numa caixa hermética para continuarem
crocantes por muito tempo, duram várias semanas se lhes conseguir resistir, na
minha casa duram umas cinco semanas, até se acabarem.
Dividindo a receita base
Pode usar a receita base para fazer vários sabores, para isso reserve 100 g de farinha e faça a massa base conforme a receita, vai obter cerca de 850 g de massa. Divida a massa e a farinha reservada pelo número de sabores que vai fazer, por exemplo:
2 sabores: 425 g de massa + 50 g de farinha reservada
3 sabores: 280 g de massa + 35 g de farinha reservada
4 sabores: 210 g de massa + 25 g de farinha reservada
Não se preocupe em ser muito exacta, se necessário arredonde os pesos, mais grama menos grama não afecta o resultado final.
A cada uma das massas reservadas adicione um sabor, verificando a consistência da massa e se necessário adicione mais farinha, o objectivo é obter uma massa firme que não cola às mãos.
2 receitas base divididas em 2 sabores cada uma |
Sugiro que tome nota dos sabores e dos formatos, porque se não no final pode ter que se sacrificar a provar todos os formatos para saber qual o sabor de cada um.
Para aumentar o número de variedades use recheios, coberturas e decorações diferentes. Por exemplo, uma receita de massa base de baunilha pode dar oito variedades diferentes de bolachas.
Bolachas feitas com 4 sabores |
- corte círculos para fazer bolachas recheadas com creme de chocolate,
- para rechear com compota faça um círculo para a base e um circulo com uma flor no centro para colocar por cima,
- faça corações e mergulhe-os em chocolate derretido,
- faça flores e decore com glacé real,
- faça luas e polvilhe-as com frutos secos picados,
- faça quadrados e decore com mini pérolas coloridas,
- faça triângulos e decore com fios de caramelo.
E se ainda quiser mais variedade mergulhe em chocolate e decore umas com mini pérolas, outras com amêndoa picada, outras com coco ralado, use a sua imaginação e faça combinações para criar tantos tipos de bolachas quantos conseguir.
Sugestões para quem quer oferecer ou vender
Disponha as bolachas numa lata ou caixa de cartão forradas com papel vegetal.
Lata de chocolates reutilizada |
Se quiser ir mais além pode reutilizar uma lata e pintar ou forrar o exterior, neste post mostro algumas latas reutilizadas.
Outra opção é adicionar uma mensagem a pedir para que caso não queiram ficar com a lata quando esta estiver vazia a devolvam em vez de jogar fora. Eu faço isso, ofereço uma caixa cheia e quando esta está vazia devolvem-me a lata, assim posso voltar a oferecê-la, é a lata vai e vem.
Sem comentários:
Enviar um comentário