Há algum tempo que queria fazer uma mala usando retalhos de calças de ganga, peguei na caixa dos retalhos e separei-os por cores, fui cozendo os retalhos que eram da mesma cor até obter tiras de tecido com cerca de 40 cm.
Coloquei as tiras sobre um papel com 30 * 33 cm e fui brincando com elas até obter uma composição que me agradou, alternei as cores e tentei que as uniões dos retalhos ficassem distribuídas de uma forma agradável à vista.
A este tecido juntei a perna de umas calças para fazer a mala, queria manter o bolso da frente e o de trás, como a parte de trás das calças é mais larga e como o tecido tinha cedido porque tinha elastano, tive que abrir as calças e cortar o excesso e poder esticar o tecido.
Depois de unir as calças e o tecido de retalhos era hora de pensar em como fazer o fundo, optei por um fundo oval, o problema era que não fazia ideia de como saber qual o tamanho do fundo a cortar.
Assim comecei por decidir qual a profundidade da mala que queria e depois fui desenhando em papel e experimentando o molde na mala, consegui à segunda tentativa, depois foi só usar o molde para cortar o fundo.
Para o forro usei um resto de tecido de lençol que tinha em casa, optei por cortar três peças iguais e usei uma delas para fazer um bolso duplo, quando fui aplicar o bolso no forro apercebi que tinha dificultado o trabalho porque já tinha unido as duas peças do forro, deu um pouco mais de trabalho mas consegui cozer sem desmanchar. No vídeo mostro a ordem correcta de aplicação do bolso.
Estava na altura de decidir que tipo de fecho iria usar, e como tinha um cós de calças com botões de pressão achei que seria uma boa opção, como o cós era pequeno tive que acrescentar um bocado para conseguir o comprimento adequado.
Ao aplicar o cós à mala, porque ele tinha elastano ia esticando, por isso no final tive que cortar um pouco para não ficar com pregas.
Apesar de ter deixado as presilhas nas calças e no cós acabei por as tirar porque os pespontos eram castanhos, desmanchei as costuras e voltei a pespontar agora com linha azul igual à que usei na mala, e voltei a colocá-las no cós.
Finalmente para terminar decidi aplicar uma fita, esta tirada de uma caixa de bombons, para tapar a parte de trás dos botões, como a fita era curta para fazer um laço, a minha primeira ideia, optei por usá-la para fazer um chaveiro, assim as chaves estão sempre à mão.
Fica o vídeo da mala, espero que sirva de inspiração, especialmente no que toca à reutilização de materiais, não é preciso gastar dinheiro para conseguir uma peça bonita, prática e única.
Dimensões:
30 cm altura, 38 cm de largura, 8 cm de profundidade.
Alças: 23 cm
Bolso interior duplo - 12 cm de largura, 18 cm de altura
Preço: 20 €
Sem comentários:
Enviar um comentário