quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Como fazer um organizador de parede

Quando montei a sala de costura, coloquei um quadro “pegboard” na parede para arrumar as ferramentas mais utilizadas mas mantendo-as sempre à mão, isto funcionou durante uns tempos, mas como seria de esperar, com o tempo fui adquirindo mais ferramentas e o espaço começou a ser pouco. Acresce que para chegar às ferramentas que estavam no topo do quadro tinha que me levantar, e se isso antes não era problema agora que tenho o pé no ar, passou a ser. Decidi então fazer um organizador para preencher o espaço de parede entre a mesa e o quadro.

O primeiro passo foi tirar a medida ao espaço disponível (42 cm altura x 120 cm de largura) e decidir como iria prendê-lo para determinar o espaço útil disponível. Decidi que faria um túnel no topo do organizador onde colocaria um varão que por sua vez seria preso aos suportes de parede do quadro, desta forma não precisaria de fazer furos na parede.

Procurado em casa para ver se tinha algo que pudesse usar como varão, encontrei o cabo de uma esfregona com a medida certa, 1,20 m. Para passar o cabo da esfregona o túnel do organizador teria que ter no mínimo 4 cm, mas para jogar pelo seguro usei a medida de 5 cm. Assim, a altura útil do organizador é de 42 - 5 cm = 37 cm, ou seja, este é  espaço disponível para colocar os bolsos no organizador.

O próximo passo foi preparar um papel com a medida útil do organizador (37 cm x 120 cm) e dispor sobre ele as ferramentas que pretendia organizar, fui colocando e alterando a disposição até estar satisfeita com o resultado, desenhei então os bolsos no papel.

Com um plano formado era hora de procurar o material que ira usar, inicialmente pensei em ganga por ser um tecido forte e resistente, mas como a minha parede é bege e o quadro é branco não me agradava a ideia de colocar uma terceira cor naquele espaço, tive a sorte de ao procurar nas caixas de roupa para reutilizar encontrar umas calças beges, praticamente da mesma cor da parede, e ainda por cima eram calças de perna larga, direita e sem elastano, perfeitas para o que precisava.

Comecei por abrir as pernas das calças no entrepernas, a perna das calças aberta media cerca de 50 cm, ou seja tinha tamanho suficiente para cobrir a altura disponível da parede, quanto à largura uma perna não era suficiente, usei o máximo que consegui de uma perna e o restante cortei da outra. Tentei aproveitar o tecido ao máximo para ficar com tecido suficiente para fazer os bolsos, porque queria fazer o organizador todo com o mesmo tecido.

Aproveitei a bainha que já estava feita para poupar trabalho e uni as duas peças de tecido para obter a base do organizador. Algo que deveria ter feito antes, era dar acabamento na zona da união antes de cozer, mas só me lembrei disso depois. Para finalizar dei um pesponto sobre as bordas do tecido para o manter no lugar.

Porque queria colocar vários tipos de bolsos para acomodar objectos de vários tamanhos e formas, ia precisar de várias tiras de tecido de tamanhos diferentes. Os bolsos mais complicados eram os das caixas e o das canetas, porque eram bolsos com volume, antes de cortar o tecido fiz protótipos até perceber qual o tamanho certo, quando fiquei satisfeita com o resultado marquei os bolsos no tecido que tinha disponível e cortei. Foi mesmo à justa, e ainda tive que fazer um dos bolsos com retalhos porque senão não teria tecido suficiente, no final sobrou-me o cós e umas pontas de tecido, usei praticamente as calças todas. E agora que já está pendurado até me lembrei-me de uma forma de usar o cós também, quem sabe no futuro o venha a fazer, até porque é costume depois de usar encontrar aspectos que podem ser melhorados.

A minha ideia para os bolsos foi dar acabamento no tecido, dobrar o topo 1 cm e pespontar. Nos bolsos planos dobrei  uma margem de 1 cm e cozi na borda do tecido, mas no caso do bolso grande isto não era possível porque como eram três bolsos sobrepostos, com a dobra iria ter que costurar sobre sete camadas de tecido, por isso acabei por usar viés para tapar as bordas do bolso grande.

Os bolsos com volume foram feitos à medida, por exemplo os das caixas (7 cm de largura x 3 cm de profundidade) marquei e dobrei no tecido as seguintes medidas por cada caixa: 3 (profundidade) + 7 (largura) + 3 (profundidade), como tinha 4 caixas repeti a marcação até obter 4 espaços, nos dois espaços das extremidades adicionei 1 cm de margem.

O bolso das canetas seguiu a mesma lógica mas tendo por base as medidas da base de plástico, esta foi cortada de uma embalagem, assim, caso alguma caneta rebente ou deixar sair tinta o organizador não fica manchado.

Para finalizar adicionei o velcro para prender os alfineteiros, e o copinho para guardar os itens pequenos como o dedal,  a borracha e o apara-lápis.

Ainda adicionei o bolso pequenino das calças sobre o bolso grande, deveria tê-lo cozido antes de fazer o bolso grande, mas só pensei nisso no fim, e como já estava o bolso pregado foi difícil de cozer, de tal maneira que só quando acabei é que vi que tinha ficado torto, mas achei que até ficava bem, parecia intencional por isso deixei ficar.

Tenho usado o organizador a facilita-me a vida, tenho tudo o que preciso à mão e já não preciso de me levantar, e como bónus ainda protege a parede evitando que fique suja, valeu a pena o trabalho. 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário