sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

De top a chapéu reversivel

Há já bastante tempo que quero fazer um chapéu para usar no inverno, queria um chapéu fundo que tapasse toda a cabeça inclusive as orelhas, para as proteger do vento, e com aba para o sol mas também para os dias de chuva, assim os meus óculos não ficam com gotas de água.

Depois de fazer vários protótipos, alguns que rejeitei logo, e de ter usado os outros decidi qual cumpria melhor com os meus requisitos e este foi o escolhido.

Fiz o chapéu reversível só para mostrar como fazer porque no meu caso vou usar sempre da mesma forma, com o lado de ganga no exterior. Fiz usando um pedaço de ganga de umas calças e o tecido de um top de algodão.

Já o usei várias vezes e estou bastante satisfeita, inclusive já andei com ele à chuva e protegeu bem os óculos que não ficaram com uma única gota de água quem usa óculos sabe como é desagradável ter as gotículas na frente dos olhos.


Para quem queira por em prática esta ideia, ficam algumas sugestões:

Estes são os moldes do chapéu, os moldes estão dobrados, podem ser colocados assim sobre o tecido dobrado ou pode dobrar o papel e cortar o molde completo.

Este molde dá um chapéu com um diâmetro de 60 cm, se quiser pode reduzir o tamanho. A forma mais fácil de reduzir é dividir o diâmetro por 12, pegar nessa medida e subtrair à largura dos gomos, assim obtém o valor do excesso do molde e pode cortar no lado do centro (linha azul da fotografia). Vai precisar depois de voltar a desenhar um molde com o papel dobrado para obter um gomo completo.

 

Por exemplo para um diâmetro de 56 cm:

56 cm : 12 = 4,7 cm

5 - 4,7 = 0,3 cm = 3 mm este é o valor que será necessário retirar ao molde.

Em alternativa poderá desenhar um novo molde reduzindo os 3mm em ambos os lados curvos do gomo.

Se não quiser mexer no molde pode colocar um elástico ou passar um cordão por dentro da tira de tecido para franzir o chapéu.

Esta pala é bastante grande, se quiser pode reduzir ou usar outro molde para fazer uma pala mais pequena que se assemelhe mais à de um boné.

Quero só deixar um alerta, se for reutilizar tecido tente achar o fio do tecido para não cortar as peças no viés para não correr o risco do tecido entortar e deformar.

Para cortar as peças na ganga fiz uma marca num dos fios do tecido para me guiar, isto porque é muito fácil cair na tentação de seguir a margem do tecido e esta pode não estar direita, e acabamos com peças no viés.


Sem comentários:

Enviar um comentário