domingo, 1 de janeiro de 2023

Transformando um casaco acolchoado

Aproveitei o final do ano para dar a volta ao roupeiro e retirar de lá a roupa que já não uso, separei em três categorias, para vender, para transformar e para desmanchar para usar noutros projectos.

Entre a roupa que separei estava um casaco de inverno acolchoado, não lhe tenho dado grande uso por ser comprido e ter capuz, duas coisas de que não gosto, pensei em alterá-lo para o fazer mais curto e tirar-lhe o capuz. 

Nunca tinha feito nada semelhante mas achei que valia a pena tentar, o pior que poderia acontecer era não ficar bom ou não gostar do resultado e nesse caso continuaria a não o usar mas pelo menos deixaria de ocupar espaço no roupeiro.

O primeiro passo foi tirar o fecho para o poder voltar a colocar depois de encurtar o casaco.

Pareceu-me que a forma mais simples de encurtar o casaco seria cortar o forro e o enchimento deixando o tecido exterior mais comprido para poder dobrar a ponta e fazer o acabamento do casaco com aquele tecido. Outra opção teria sido cortar as três camadas com a mesma medida e usar uma tira do tecido exterior para fazer um viés para fazer o acabamento na parte de baixo.

Decidida a altura do casaco voltei a colocar o fecho começando da parte de baixo. Cortei o excesso quando estava a aplicar o fecho para evitar acabar com um fecho demasiado curto ou demasiado comprido, assim garanti que o tamanho era mesmo o que precisava.

Colocado o fecho passei um pesponto para segurar o forro e evitar que ficasse preso no fecho e fiz o acabamento na parte de baixo do casaco.


Não tinha a certeza de como queria a gola por isso comecei por cortar o gorro deixando bastante tecido para poder dobrar e ficar com uma gola dupla, coloquei umas molas a segurar e experimentei para ver se gostava do resultado, também experimentei com a gola simples sem dobra mas a forma que me agradou mais foi a gola dupla. Cortei o excesso de tecido e dobrei e alfinetei a gola, para passar a costura, tentei que a nova costura ficasse em cima da costura já existente que unia o capuz ao casaco, não ficou perfeita mas ficou razoável, e a menos que alguém vá inspecionar a costura de perto não se nota.

E pronto, o casaco estava pronto, espero vir a usá-lo mais vezes porque agora já não tenho desculpa, foi mais fácil do que pensei inicialmente.



Sem comentários:

Enviar um comentário