Optei por fazer uma à medida, parte do material foi reutilizado de coisas que já tinha, como o bloco de gavetas que antes eram uma secretária que cortei para fazer este módulo, e as pernas metálicas que faziam parte da minha secretária antiga, também ela feita por mim.
O módulo com porta e o tampo são ambos da ikea, o primeiro é um móvel de cozinha que tinha as medidas certas, acrescentei rodas com travão para poder movimentar a mesa quando preciso.
A minha ideia inicial era ter uma mesa com 150 cm de comprimento com um módulo de arrumação à direita, e queria algo móvel que pudesse colocar à esquerda para fazer uma mesa em L quando estou a trabalhar, porque gosto de ter tudo à mão e para isso preciso de espaço.
Decidi então fazer uma segunda mesa com rodas que coubesse debaixo da mesa grande quando não a uso e que pudesse deslocar e colocar noutras posições conforme a necessidade. Para isso esta segunda mesa tinha que ser mais baixa que a outra e também mais estreita porque tem que passar entre as pernas da mesa.
A mesa principal tem 70 cm de altura (60 do móvel, 7 das rodas e 3 cm do tampo) que é a altura ideal para mim, como as pernas metálicas eram pequenas, tive que colocar um pedaço do tampo por cima delas para conseguir a altura certa para as prender ao tampo.
Tirei-lhe os puxadores e tapei os buracos onde estes estavam porque escolhi outro tipo de puxador, lixei a madeira e pintei de branco e por fim coloquei os puxadores.
Comprei um tampo com 2,5 m de comprimento do qual fiz o tampo para a mesa grande (com 1,50 m) e do restante fiz o tampo para o bloco de gavetas, neste caso também tive que cortar no sentido do comprimento para conseguir que o tampo ficasse com um tamanho que permitisse ao móvel passar entre as pernas da mesa grande, com esta parte que sobrou do tampo fiz o bloco para a perna e coloquei uma tira na parte de trás da mesa grande que além de servir para segurar as pernas ajuda a guiar o bloco de gavetas quando o guardo.
Para quem queira por em prática esta ideia, ficam algumas sugestões:
- Comece por definir as medidas da mesa, a altura é especialmente importante para evitar dores nas costas, e esta varia em função da altura do utilizador e do uso que vai dar à mesa, sendo uma mesa DIY aproveite para fazer à sua medida.
- O comprimento e a largura também dependem do uso que irá dar à mesa mas sobretudo do espaço disponível. Veja qual o tamanho mínimo e máximo que a mesa aberta pode ter e depois "brinque" com as medidas para obter as duas composições separadas.
No meu caso, eu tinha 2,5 m de comprimento disponíveis para a mesa totalmente aberta, optei por fazer a mesa com uma medida de 1,5 m quando "fechada". Como coloquei um bloco de arrumação à direita com 0,60 m de largura, o espaço disponível para a parte extensível da mesa passou a ser 0,90 m, mas para deixar alguma margem optei for fazer o tampo desta parte com 0,80 m.
- Defina prioridades, decida o que é imprescindível na sua mesa. O que é mais importante, uma mesa com muita arrumação ou espaço para poder esticar as pernas? Gavetas ou portas? Mesa fixa ou móvel?
- Tente pensar a longo prazo, não faça a mesa com um objectivo ou medidas muito especificas para uma função para o caso de mais tarde as suas circunstâncias mudarem e a mesa ficar desactualizada.
Eu tive este problema, a mesa funcionava bem com a cadeira anterior mas ao mudar de cadeira surgiram-me algumas situações, uma delas foi a altura da cadeira esta é mais alta para resolver cortei as pernas da cadeira, quanto à largura, para resolver teria que alterar a mesa.
- Antes de ir comprar material, veja se não tem em casa algo que possa usar ou transformar, até porque se for para comprar para transformar talvez valha a pena usar uma peça de mobília velha e comprar uma nova para a substituir.
Pense "fora da caixa", não se limite a olhar para um móvel e vê-lo como ele é actualmente, imagine o que pode fazer com ele, quais as alterações que lhe permitirão usá-lo para outro objectivo.
Por exemplo, uma velha mesa de apoio com o tampo arranhado e com pernas compridas pode dar-lhe as pernas para a sua mesa, ou pode usar uma mesa de cabeceira como módulo de arrumação para a sua mesa. Para o tampo pode usar uma porta velha, portadas de uma janela, ou uma bancada de cozinha velha, se estiver riscada ou manchada pode forrá-la com tecido ou até chão flutuante.
Depois disto espero que se sinta inspirado(a) e que se atreva a fazer, se quiser partilhar o resultado agradeço, quem sabe não me vai inspirar também para outro projecto.
Sem comentários:
Enviar um comentário