Quando fiz as caixas para colocar no móvel aproveitei para fazer também uns tabuleiros para arrumação, também eles feitos de cartão, são uma opção prática para arrumação e podem ser feitos em qualquer tamanho.
Tenho alguns que uso como organizadores de gavetas, mas desta vez queria fazer dois para colocar no móvel da entrada, e em ambos os casos precisava que tivessem medidas especificas, em vez de andar à procura de caixas de cartão que servissem fiz no tamanho que precisava.
Aqui estão dois exemplos de gavetas com organizadores feitos assim, como o objetivo é ficarem nas gavetas não me preocupei em forrá-los, o único acabamento que lhes fiz foi colar com cola quente uma tira de cartolina por cima a tapar o canelado do cartão.
São muito fáceis de fazer, só precisei tirar as medidas para garantir que iam caber no sítio onde as queria colocar, depois cortei o papelão no tamanho necessário e colei com cola quente, isto porque esta cola seca bastante rápido. Para reforçar empapelei os cantos com tiras de papel e cola branca diluída com um pouco de água e depois de seco forrei com papel de parede, para que fiquem bonitos de se ver e tenham um bom acabamento.
Olhando para eles não se percebe que são feitos de cartão, parecem feitos de madeira mas pesam muito menos e são mais fáceis de fazer, não são precisas ferramentas e o processo é muito mais limpo do que usando madeira.
Só ia fazer dois mas quando fui experimentar a colocar o tabuleiro maior, que vai servir como gaveta, vi que ficava muito apertado, acabei por fazer outro tabuleiro ligeiramente mais pequeno e assim fiquei com três.
Decidi forrá-los usando três métodos diferentes, dois deles são ideais para forrar tabuleiros que vão ficar expostos já que têm poucas uniões, o terceiro método usei para forrar o tabuleiro que vai servir de gaveta, porque assim o lado com melhor acabamento é a frente da gaveta ficando os recortes escondidos. Infelizmente perdia parte da gravação que tinha feito por isso não tenho vídeo mostrando o terceiro método.
Método 1
Método 2
Este método é um pouco mais difícil porque se começa por dentro, mas o resultado é um tabuleiro em que o desenho do papel é continuo, fica com muito bom acabamento.
Quando estava a terminar apercebi-me que nos últimos dois cantos o papel não alinhava bem com a caixa, isto aconteceu porque ao esticar o papel este saiu do sitio, isto fez com que num dos cantos o cartão não ficasse coberto pelo papel, a solução foi fazer um remendo com um pouco de papel.
Sem comentários:
Enviar um comentário