quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Organizador para bijuteria

Quando comecei a fazer bijuteria deparei-me com o problema de como a arrumar de forma a que fosse fácil de escolher o que quero usar, não sou pessoa de pôr tudo ao monte dentro de uma caixa, além de acabar tudo enleado nunca se consegue encontrar o que se quer.

A solução que encontrei foi pregar um quadro de cortiça na parede do roupeiro onde pus vários alfinetes e aí pendurava os fios, pulseiras e brincos. As peças que não dava para pendurar, como os anéis, guardava dentro de uma gaveta numa bandeja.

Na casa onde moro agora não tenho gavetas no roupeiro, por isso tive que arranjar outra solução, decidi fazer um tabuleiro de madeira que forrei com papel de veludo e onde tenho diversos tabuleiros menores com divisórias onde guardo as peças pequenas como os anéis, pendentes, alfinetes e pulseiras. Este tabuleiro foi colocado dentro do roupeiro na zona de separação entre dois varões, uma zona que de outro modo não seria usada.

Para pendurar os fios, brincos e pulseiras fiz um organizador também em madeira, onde coloquei ganchos que me permitem pendurar uma grande quantidade de peças.

O processo de criação

O primeiro passo foi decidir onde ia colocar o organizador vertical, optei pela lateral interior do roupeiro mas também poderia ter colocado na lateral exterior. 

Definido o local foi preciso tirar as medidas ao espaço para saber qual a largura e  a altura máximas que poderia ter sem interferir com o fecho da porta e de forma a que facilmente conseguisse chegar às peças.

Para definir o desenho do organizador pensei no que queria organizar, e optei por criar três secções, na parte superior os fios compridos e na parte inferior uma secção para as pulseiras e outra mais pequena para os brincos.

Para ter a certeza de que o espaço chegava para esta disposição, fiz uma simulação numa mesa onde marquei o tamanho do organizador e das várias secções e depois dispus as peças e ajustei as medidas até chegar ao resultado pretendido.

Para fazer o organizador comprei umas ripas de madeira com 1 cm x 2 cm que cortei e  com elas fiz um retângulo nas medidas definidas. Par as divisórias interiores foi só medir o espaço e cortar a ripa à medida. Para a divisória dos brincos usei um tubo de alumínio que já tinha, e que cortei em vários pedaços, para o encaixar fiz uns furos na madeira. O fundo é de contraplacado, também ele já tinha em casa, tinha-me sobrado dos móveis da cozinha. Para fixar tudo usei agrafos, mas também poderia ter usado pregos, parafusos ou cola. 

Pintei o organizador de branco e forrei o fundo com papel de veludo, só não me recordo se o colei antes ou depois de colocar as divisórias, acho que antes facilita o trabalho. Depois foi só colocar os ganchos e os suportes para pendurar no roupeiro.

O organizador horizontal foi feito da mesma forma mas sem divisórias, porque já tinha os tabuleiros com divisórias dos tempos em que participava nas feiras de artesanato, este está colocado sobre suportes de prateleiras que pus nas laterais e no fundo.


 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Para quem queira por em prática esta ideia, ficam algumas sugestões:

Se não quiser fazer a estrutura de madeira procure uma moldura ou um quadro que tenha as medidas que precisa, retire o vidro e substitua-a por uma placa de contraplacado onde possa pregar ou enroscar os ganchos, certifique-se que o contraplacado tem espessura suficiente para suportar o peso que vai colocar no gancho.

Para o organizador horizontal se não quiser fazer a estrutura de madeira pode usar um tabuleiro, ou mesmo fazer o organizador com cartão. Para as divisórias pode usar caixas pequenas ou fazer as divisórias à medida com cartão.

Já que mencionei os tabuleiros, aqui ficam umas fotografias da minha mala da bijuteria, uma mala feita de cartão que levava no seu interior cinco tabuleiros contendo as várias peças nos seus expositores, quando necessário era só tirar o tabuleiro.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ainda tenho a caixa mas agora serve para arrumar os manuais de instruções, mais um exemplo de reutilização.

Sem comentários:

Enviar um comentário