Apesar dos meus melhores esforços, o meu material de costura multiplicou-se e precisava de mais armazenamento. Como a minha sala de costura também é usada para fazer exercício, tive que ser estratégica sobre onde poderia colocá-lo. Decidi que o melhor aproveitamento do espaço seria o recanto em frente à janela, que é efetivamente um espaço morto.
Depois de tirar as medidas do espaço tentei visualizar que tipo de arrumação funcionaria melhor, como já tenho várias gavetas na mesa de costura, estas estavam fora de questão. Queria algo para guardar tecidos, e que me permitisse guardar as caixas onde coloco o material para os projetos que tenho em curso.
Decidi que a melhor opção seria uma estante aberta para caixas que pudesse tirar facilmente. Lembrei-me que a Ikea tinha um sistema pensado para quartos infantis que têm caixas deslizantes (trofast), e que era parecido com o que eu queria, o único problema é que as dimensões desses móveis não se encaixavam no meu espaço. Pensei então em comprar algo que se encaixasse no espaço e adicionar as caixas deslizantes.
Encontrar uma estante com as medidas que precisava foi impossível, e se não havia problema em alterar a altura, o mesmo não acontecia para a profundidade porque o móvel tinha que caber no recanto, e quanto à largura se o objectivo era maximizar o espaço queria aproveitá-la toda. Pensei então porque não fazê-lo eu mesma? Só havia um pequeno problema, o custo da madeira e o facto da loja não ter actualmente uma grande seleção, por isso pus a ideia na prateleira.
Era hora de fazer um plano de ação, mas como de costume tive que ajustá-lo, abandonei a ideia de usar as caixas deslizantes da Ikea, as caixas desperdiçavam muito espaço porque têm fundos redondos e bordas largas.
A primeira etapa foi desmontar a estante, resolvi manter os painéis laterais da estante, mas tive que encurtá-los alguns centímetros já que eram muito altos, as prateleiras da estante usei para fazer duas divisórias, com a parte de cima e de baixo do móvel fiz prateleiras, as prateleiras do guarda-roupa usei para fazer o topo e o fundo do móvel e uma prateleira, o resto da madeira usei para fazer as costas do móvel e ainda tenho uma peça para fazer mais prateleiras mais tarde, depois de o usar durante uns tempos para ver o que funciona melhor.
Para montar a estrutura usei cavilhas e parafusos que me tinham sobrado de outros móveis, fiquei bastante satisfeita com o resultado, porque foi a primeira vez que fiz algo com esse sistema e fiquei com medo de falhar o alinhamento e acabar com buracos no lugar errado. Usei o sistema de fixação das prateleiras originais da unidade para fixar as divisórias na prateleira inferior e na prateleira superior, para que fiquem no lugar sem precisar de usar parafusos; assim, mais tarde se quiser posso tirá-las facilmente
Sem comentários:
Enviar um comentário