Antes |
O meu objectivo era actualizar a decoração do quarto mas também não me queria desfazer da cama porque a maioria das mobílias de hoje em dia é feita de aglomerados e portanto parecia-me que trocar uma cama de madeira por uma de aglomerado não era uma boa ideia.
Decidi então que o melhor era manter a cama e forrar a cabeceira, o desafio maior era o formato da cabeceira, também ele já desactualizado, a minha ideia era uma cabeceira rectangular. Na altura em que andava a pensar como fazer foi também quando troquei os electrdomésticos da cozinha e algumas das caixas traziam uns cantos de cartão a proteger os electrodomésticos, como estes, e foi quando os vi que se fez luz, porque não usar os cantos e o cartão da caixa para fazer a cabeceira?
Comecei por tirar as medidas à cama e cortei o cartão da caixa de forma a que coubesse entre os dois postes laterais, para que o topo da cabeceira ficasse com a mesma espessura da lateral utilizei os cantos de cartão, que prendi com fita cola à parte de trás da cabeceira. Forrei toda a cabeceira com duas camadas de dracalon, para que ficasse almofadado e para terminar cobri com o tecido que tinha escolhido para a cabeceira, para prender o tecido à cabeceira da cama usei um agrafador manual, e pronto a cabeceira estava pronta.
Uns anos depois de ter feito a cabeceira mudei de casa, para uma casa que foi por nós renovada e a cabeceira foi o ponto de partida para a decoração do meu quarto novo, e aproveitando que a cama estava desmontada por causa da mudança pintei-a de branco.Como curiosidade, o tecido que usei na cabeceira da cama era na verdade uma cortina, depois de muito procurar e não encontrar um tecido que me agradasse, um dia vi aquela cortina e achei que ficaria bem na cabeceira. Uns anos depois, já depois de ter começado a renovação da casa nova, voltei à mesma loja onde tinha comprado a cortina e encontrei ainda três cortinas iguais à venda, trouxe as três, duas estão penduradas na janela e a outra usei para fazer o assento do banco da janela e algumas almofadas.
Para quem queira por em prática esta ideia, ficam algumas sugestões:
Em vez de cartão também podem usar madeira, como é para ficar encostada à cabeceira pode ser um painel fino em mdf ou contraplacado, pode ser pregado, agrafado ou colado com fita cola de dupla face.
Se não encontrarem um tecido que gostem nas casas de tecidos, lembrem-se que podem usar outras coisas como lençóis, cortinas, toalhas de mesa, verifiquem-se só se o tamanho é suficiente para o que precisam.
Esta pode também ser uma forma de reutilizar as cortinas lá de casa, muitas vezes até estão em boas condições mas depois de uns anos já apetece ver outra coisa nas janelas, assim trocam as cortinas e a cabeceira da cama sem estragar o orçamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário