O projecto desta semana é um saco de supermercado reutilizável e dobrável, ocupa pouco espaço permitindo assim andar sempre com um no bolso ou na mala e evitando assim o uso de sacos de plástico.
Há vários anos que uso sacos de pano reutilizáveis, tenho feito vários modelos, este modelo foi a primeira vez que fiz. Prefiro sacos com asas maiores para poder transportá-los na mão e no ombro, mas este era para uma pessoa baixa por isso não podia ter as alças muito compridas.
Como tinha tecido disponível cortei uma única peça de tecido mas para poupar tecido ao cortar pode fazer o revel em separado, nesse caso não se esqueça de acrescentar margem de costura para unir os dois, e quando for unir as asas deverá dobrar a ponta para que a borda do tecido fique dentro da costura.
Outra forma de poupar tecido é fazer o bolso e a união usando o tecido que sobrou da abertura das asas, se o tamanho não for suficiente pode unir duas peças de forma que a costura fique ao centro, desta forma quando o bolso estiver terminado a união ficará na parte de baixo.
Pode fazer o bolso do tamanho que quiser, dobre o saco da forma que lhe parecer mais adequada e faça o bolso tendo em conta essas dimensões. Se não quiser fazer bolso pode colocar um elástico ou uma fita com botão para segurar o saco depois de o enrolar.
Também o saco pode ser feito no tamanho que quiser, eu fiz com a boca ligeiramente mais estreita que o fundo, como pode ver no molde, mas se quiser pode fazer direito, nesse caso só precisa de fazer o molde para as asas.
Os meus sacos normalmente acabam por ficar com as costuras da união das alças feias, porque com o peso o tecido começa a abrir, por isso gostei desta forma de unir as asas, pareceu-me que a costura ficou bem reforçada e deve resistir bem.
Estes são os moldes que usei.
Molde do Bolso |
Molde do saco |
Dimensões – 42 cm (l) * 40 cm (a) * 7 (p)
Peso - 50 g
Referência: C31
No vídeo há dois momentos em que me esqueci de um passo e tive que voltar atrás, isto acontece-me com alguma frequência, por um lado porque sou esquecida, e por outro porque na maioria das vezes estou a fazer a peça pela primeira vez e por isso não tenho um plano definido. Também acho que não tem mal nenhum mostrar quando as coisas não correm como planeado, até pode ajudar alguém a ganhar confiança ao ver que os outros também se enganam, nem tudo o que se vê no youtube sai perfeito na primeira tentativa.
Sem comentários:
Enviar um comentário